segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tubarão em Matinhos!



Galera como foi sugerido na sala, to postando aqui o que aconteceu nesse sabado(17/04),
em Matinhos e movimentou a galera para um lado e para o outro..e não é historia de pescador não!rsrs

Vou postar um blog de uma amiga( Thiara Mandelli grande surfista e famosa de Matos) onde tem algumas informações e relatos de tudo que aconteceu. Ela postou um video,que mostra como foi a captura do Tubarão que tinha 3m e 300kg!
O outro blog é do Surfjá onde também tem comentarios!
Blog Thiara Mandelli
Surfjá

È isso ai..divirtam-se e comentem né?!
Boa Semana a todos Aline

6 comentários:

  1. eii esque de falar..essa foto é do tubarao que capturaram..Abraços Aline

    ResponderExcluir
  2. posto também aqui meu comentário, no blog da thiara, sobre o ocorrido.


    Pois é Thi, eu aqui tão longe to sempre falando de Matinhos pra todo mundo, dos seus morros, sua prais, suas ondas, seus surfistas, das cachoeiras. Falo também da sua realidade social e de todos os conflitos ambientais que existem, na verdade este é o exemplo que eu mais cito por aqui.
    Matinhos possui uma beleza e riqueza que poucos lugares possuem, trata-se de características únicas, pessoas incríveis, paisagem inesquecível. Quando falo "rico" me refiro também as oportunidades de desenvolvimento socio-econômico local, o solo desta região é de qualidade suficiente para o cultivo e produção agrícola, os rios que vem da serra abastecem a cidade com a mais pura água e o mar continua a ofertar tantos frutos. Além disso Matinhos possui um potencial turístico imenso que pode atender diversos nichos. A cidade oferece tranquilidade e ar puro, ondas para quem quer surfar, agito para quem quer festar, também possui perfil balneário e principalmente um grande potencial eco-turístico. Não se pode deixar de citar a presença de uma Universidade Federal centenária que além de abrir novas possibilidades de mercado também promove uma atmosfera de cooperação e envolvimento com auxílio técnico, fator extremamente benéfico.
    É difícil para um matinhense fazer essa leitura, enxergar a verdadeira riqueza da sua cidade e todas as oportunidades que ela oferece. Esse fenômeno acontece com a maioria das populações que já foram 'engolidas' por uma cultura em que se almeja 'a vida da cidade grande', o que é completamente incompatível com a realidade local. É este eterno conceito equivocado e atrasado de que o desenvolvimento significa crescimento econômico a qualquer custo, de qualquer jeito de maneira imediata, nunca planejada, controlada ou avaliada.
    Matinhos é sim um exemplo que cito aqui na Europa quando falamos sobre comunidades que possuem todo o potencial necessário para garantir seu próprio desenvolvimento, falo de um desenvolvimento real e que condiz com seu território.
    Para mim desenvolvimento real é QUALIDADE DE VIDA, crescimento social, algo que se alcança através do cuidado com o seu próprio espaço, conhecimento da sua própria gente, paisagem e recursos. Explorar as riquezas que o território oferece é uma maneira de sobrevivência, porém desfrutar disso sem nenhuma responsabilidade é extermínio.
    O assassinato deste tubarão hoje no Pico de Matinhos representa a carência deste conhecimento. É possível aproveitar ao máximo tudo que este lugar maravilhoso dispõem, porém não da maneira que sempre foi feito e continua sendo.

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente quando Edson Fylyk postou no seu blog que "depois de quase 34 anos surfando aqui no Paraná, tive a oportunidade de presenciar um fato que a gente julgava impossível em nossas praias" ele não avaliou o quanto essa frase definine bem o ocorrido de diversas formas.
    Primeiro ao afirmar a improbabilidade do evento enfatiza que isso realmente não foi normal. O fato do animal estar no Pico indica que encontrou uma provável dificuldade na busca por alimento, o que o levou a aparecer em um local incomum, mais perto da costa. Esta aparição deveria ter sido entendida como um sinal do impacto da exploração descontrolada que acontece em Matinhos, neste caso a pesca que somada a poluição afeta diretamente estas criaturas. Penso também que o Edson não avaliou o quanto seu relato exprime bem o valor desta aparição, a raridade. Ao menos o evento de hoje poderia ter sido compreendido como uma oportunidade única, uma grande sorte de poder ver e presenciar um momento como aquele.
    Infelizmente não são todos os matinhenses que compartilham da minha opinião, menos ainda os administradores desta cidade. Isso não é novidade já que sabemos que a cada temporada os problemas se agravam, a cada chuva as enchentes são a mesmas, a cada morte a conformidade é a mesma. Mas a vontade real de melhoria tem que vir primeiro do entendimento do valor de cada elemento presente neste território, saber administrá-lo mais ainda. É somente a partir deste ponto que se pode trabalhar por uma cidade melhor, com qualidade de vida, e pelo desenvolvimento local.
    Ainda, para finalizar, quero comentar que a repercurssão do que aconteceu hoje também representa o quanto as pessoas aceitam tudo em Matinhos e se limitam a coompreender estes processos somente num primeiro plano. Pensar que a carne do tubarão realmente vai ajudar na vida destes pescadores ou que alguém ia ser comido por ele é se manter nesta limitação e mais uma vez aceitar e não enchergar o todo, não evoluir. Eu vejo futuro nessa cidade porque conheço o valor que ela tem, sei que muitas coisas vão mal mas não se pode calar e simplismente aceitar, é preciso evoluir! Não concordo, tenho dito.


    Letícia Camargo

    ResponderExcluir
  4. Pessoas. Sou pesquisador e trabalho com tubarões. Estou interessado em fotos do último tubarão capturado em Matinhos. Se alguém tiver outras fotos, por favor, envie para mim: hugo.docs@gmail.com
    att

    ResponderExcluir
  5. Pelo que parece, tratava-se de uma fêmea e estava prenha. Acho que estava tentando achar um lugar para ter os filhotes e depois iria seguir pra alto mar. Mas lamentavelmente encontrou em seu caminho um bando de ignorantes. o que mais me admira é o comentário de pessoas dizendo que o animal estava colocando em risco vidas humanas. Custava esperar o animal ir embora? colocar uma placa ou cercar a área temporariamente até o animal se for? A verdade é que a meia dúzia de assassinos que aparece no vídeo, está preocupado no valor da carne do animal, pois se fosse preocupação com os surfistas e banhistas, era só soltar o bicho longe da praia, mas não; pegaram o bicho e correram pesar e matar o animal. Animal esse diga-se de passagem, que se encontra na lista internacional de animais em extinção!

    Mas a ignorância nesse caso falou mais alto, como vem acontecendo constantemente em nosso país.

    LAMENTÁVEL.

    ResponderExcluir