terça-feira, 6 de abril de 2010

Vazamento de petróleo ameaça grande barreira de corais na Austrália O ocorrido foi causado por uma embarcação chinesa que transportava o combustível

Manchas de óleo podem ser encontradas a quase 4 quilômetros de distância do navio.

O vazamento de combustível de uma embarcação chinesa de transporte de petróleo ameaça a grande barreira de corais da Austrália, perto da qual ficou encalhado o navio em frente ao litoral do estado de Queensland, informaram neste domingo, 4, fontes oficiais.

O governo de Queensland disse que o Shen Neng 1 ficou encalhado na noite de sábado, 3, em um banco de areia a 70 quilômetros do litoral, perto da ilha de Kepel, nordeste da Austrália, e alertou do risco que o vazamento de petróleo danifique a maior barreira de corais do planeta.

As autoridades detectaram após vários voos de reconhecimento pela região, várias manchas de petróleo próximas ao navio e um pequeno número delas a duas milhas náuticas ao sudeste da embarcação.

Como forma de diminuir os danos, especialistas planejam salpicar a região com um composto químico para dispersar as manchas, se as condições meteorológicas permitirem.

O navio, de 230 metros de comprimento e que transportava 65 mil toneladas de carvão e 950 toneladas de petróleo, será rebocado para o porto mais próximo.

A grande barreira de corais é composta por quase três mil pequenos recifes e mais de 900 ilhas ao longo de 2.600 quilômetros no oceano Pacífico.

Um comentário: