terça-feira, 8 de junho de 2010

O Enigmático Aparelho


Após um dia intenso de trabalho, estudos, compromissos do dia-a-dia, imprevistos, enfim, depois de um longo dia, o povo chamado etnega, que se perpetuou e se dispersou, sendo encontrados em vários países, essa população possui um costume curioso, logo que chegam em casa seguem em direção à um ‘altar’ onde lá está, a sagrada TV, um objeto magnífico, o qual consegue transmitir imagens e sons de lugares, pessoas, animais, qualquer coisa, e até ao vivo, instantâneo, mesmo que o acontecimento esteja há vários quilômetros de distância! É incrível.
A tão espetacular “TV” é a atração dos lares, onde geralmente a família se reúne para apreciar suas funções, sendo talvez um modo de fuga dos acontecimentos impetuosos do cotidiano, onde o povo encontra diversão.
A TV se tornou objeto indispensável para o povo etnega, talvez algumas, a minoria ainda não tenha acesso a ela, mas é quase raro esse tipo de situação, pois é praticamente uma necessidade básica e habitual no dia-a-dia dessa população. Às vezes tal povo trabalha meses e meses para conseguir adquirir uma TV, mas em seguida o mercado produz uma melhor, maior, com mais apetrechos e funções, fazendo com que as pessoas passem a desejar o novo modelo desenvolvido e assim acontece novamente, juntam por meses dinheiro para possuírem outra, nunca estando satisfeitos.
Em algumas residências podem ser encontradas várias TV’s, em todos os cômodos! Há integrantes do etnega que passam horas diante da TV, distraídos, envolvidos, venerando.
Vou evidenciar algumas situações clássicas, que acontecem constantemente quando se está ‘admirando’ a consagrada TV:
A Chefe da casa encontra-se sentada, de frente para TV, quando de repente a Chefe começa a se emocionar, entristecer, até chorar...mas o porque? Será que essa tal TV é capaz também de falar por vontade própria, e disse algo chocante à pobre mulher? Não, não é isso, a emoção foi causada pelas imagens vistas pela mulher, onde um cavalheiro elegante declara-se para uma bela dama, dizendo palavras doces e amorosas. Só que essas imagens não passam de uma encenação, nada daquilo que foi propagado aconteceu de forma natural, foram cenas elaboradas e ensaiadas, com intuito de distrair as pessoas que estão assistindo suas transmissões. Várias situações parecidas com esta acontecem quando se está de frente para TV, acontece com mulheres, homens, jovens, crianças, com qualquer idade, diversas emoções podem ser observadas diante desse objeto.
Muitas das programações passadas pela TV, acabam influenciando na vida do povo etnega, fazendo com que as pessoas se vistam, falem igual aos personagens que aparecem na TV, os tornando célebres aos olhos do povo, exercendo um papel determinante na formação e nas atitudes de todos.
Será que esse objeto sagrado possui forças sobrenaturais, magia? Enfeitiçando e fazendo com que o povo etnega se torne subalterno a ela? Qual será o mistério da tão idolatrada TV? Antropólogos e místicos ainda estudam tais influências do enigmático aparelho.

Post: Juliana Armstrong

Nenhum comentário:

Postar um comentário