terça-feira, 8 de junho de 2010

Os valores do século XXI

Ainda quando crianças, os pais começam a educar seus filhos, tentando passar a eles os valores e os princípios da sociedade na qual estamos inseridos, pois é importante que, desde cedo comecemos a entender como as coisas funcionam.
Nesta sociedade, máquinas com quatro rodas substituem as pernas do homem. Quanto mais potente for esta máquina, mais bonito, legal, aceito e admirado pelos outros homens você será.
O homem também não precisa pensar; para isso, existe uma outra máquina capaz de fazê-lo. Para todo lugar que olhamos podemos ver uma máquina dessas. Escritórios, lojas, supermercados, farmácias, universidades e até mesmo dentro da máquina que substitui as pernas do homem! Ela pode ser grande e ficar instalada no seu quarto, na sala, ou pode ser pequena e portátil, para que você possa carregá-la consigo onde quer que vá. Fico impressionada com a sua velocidade de pensamento e a capacidade de memorização! Mas é preciso cuidar bem de sua máquina, pois ela pode pegar um vírus e ficar doente, por isso não se esqueça de dar as vacinas nela periodicamente! Hoje em dia, é como se quem não tem uma máquina dessas vivesse em mundo.
Para que o homem não fique isolado dos outros homens, utiliza-se um pequeno aparelho com uma minúscula tela e algumas teclas para mediar esse contato. Mas vale mencionar que alguns desses aparelhos nem possuem teclas! É tudo feito pela tela do aparelhinho mesmo, mas não sei direito como isso funciona. Me parece que há um pequenino ser pensante - ou uma micro-máquina pensante - dentro dele, que faz tudo acontecer com um simples toque, num piscar de olhos!
A cultura desta sociedade resume-se basicamente a ficar sentado na frente de uma máquina com tela de LCD ou plasma, comendo guloseimas industrializadas, pouco nutritivas, com muito corante e alto valor calórico. Nesta máquina são exibidos programas gravados por outras pessoas, através de outras máquinas, mas eu não faço idéia de como esse processo se dá. E na realidade, poucas pessoas se interessam por esse assunto; só querem saber do produto final deste trabalho, que se trata de poder assistir aos programas. No geral, a população prefere assistir a programas que contenham forte conotação sexual ou reality shows, para ficar sabendo da vida de pessoas que elas nunca viram na vida e, provavelmente, nunca conhecerão pessoalmente. Se o programa for um reality show com forte apelo sexual, melhor ainda! Estas máquinas vêm com um pequeno aparelho chamado controle remoto. Ele permite que você mude a programação sem ter que se levantar ou parar de comer suas delícias engordativas.
O importante para as pessoas que vivem nesta sociedade é amar a si mesmos como se não existisse mais ninguém no mundo. Moral, bons costumes, honestidade, lealdade e outras baboseiras desse tipo são encontradas dentro de sacolas bem fechadas, que ficam dentro de uma lata ou cestinha na frente de todas as casas ou apartamentos. Duas ou três vezes na semana, as pernas da prefeitura passam recolhendo essas sacolas para levá-las para bem longe da população, em um lugar onde seu cheiro não incomode as pessoas.
O que mais me intriga nesta sociedade é o deus a quem as pessoas servem: um pequeno pedaço de papel com algumas inscrições. Deus é extremamente útil nesta sociedade. Ouso até a dizer que ele é vital! As pessoas podem trocar deus por alimentos, remédios, roupas, casas, pernas, cérebros e uma infinidade de coisas com diversas utilidades diferentes. Algumas pessoas têm tanto deus nos bolsos que chego a ficar espantada! Já outras quase não têm nenhum. Será que estas não gostam de deus? E se gostam, por que têm tão pouco?
Apesar de todo o esforço de nossos pais para nos ensinar como funciona a nossa sociedade, acho que nem vivendo mil anos vou conseguir desvendá-la por completo!


Alana Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário